CONHEÇA A HISTÓRIA #23 – CERRADO SKATE HOUSE

A história da Cerrado Skate House começa oficialmente em 2022, com a união de três trajetórias culturais já consolidadas no DF: Dona Dora, Rafael Trinco e Enoque Gomes. Antes mesmo de abrir as portas como coletivo, o grupo passou um período imerso no funcionamento de outras instituições, acumulando aprendizados para desenvolverem o seu próprio projeto. 

A ideia de criar o Cerrado Skate House nasceu da frustração com a ausência de políticas públicas voltadas à cultura e ao lazer. Ao invés de aguardar soluções externas, o grupo decidiu agir por conta própria. O resultado é um espaço cultural colaborativo que articula esporte, arte e economia criativa. 

“Unimos esforços para construir um espaço cultural colaborativo, com foco em esporte e economia criativa. Nosso movimento cativou pessoas que se identificaram com o que estávamos fazendo, formando um coletivo alinhado e que soma várias expertises.”

Todas essas frentes são conduzidas por integrantes do coletivo Cerrado — João Gabriel, Melque Acioli, Bruno Scartazzini e Luciano Campos — que atuam no dia a dia de forma integrada, empreendedora e colaborativa para manter o espaço vivo. Além deles, diversas outras pessoas fazem parte e contribuem de maneira indireta, fortalecendo a rede que sustenta o Instituto Cerrado Skate House. Todas essas frentes são conduzidas por integrantes do coletivo Cerrado — João Gabriel, Melque Acioli, Bruno Scartazzini e Luciano Campos — que atuam no dia a dia de forma integrada, empreendedora e colaborativa para manter o espaço vivo. Além deles, diversas outras pessoas fazem parte e contribuem de maneira indireta, fortalecendo a rede que sustenta o Instituto Cerrado Skate House. Mesmo sem apoio institucional ou financiamento público, o Cerrado Skate House tem se consolidado como um ponto de convergência para a cultura urbana no DF. Para o futuro, o grupo planeja a implementação de um estúdio de audiovisual e busca ampliar sua equipe, parceiros e, principalmente, o espaço físico — um reflexo direto do impacto que o projeto já tem causado na cidade.